Herófilo, (. C nascido 335 aC, Calcedônia , Bitínia -morreu c 280.), médico de Alexandria, que era um performer precoce de dissecações públicas de cadáveres humanos, e muitas vezes chamado o pai da anatomia .
Como um membro da comunidade escolar bem conhecido na cidade recém-fundada de Alexandria durante o breve período único, na história da medicina grega, quando a proibição de humano dissecção foi levantada, Herófilo estudou os ventrículos (cavidades) do cérebro , o órgão que considerado como o centro do sistema nervoso; traçou os seios da dura-máter (a membrana dura cobrindo o cérebro) para a sua junção, conhecido como o Herophili torcular e classificadas a eles nervosas troncos distinguindo-a partir dos tendões e de sangue como navios-motora ou sensorial.
Ele prestado contas cuidadosas dos olhos, fígado , glândulas salivares, pâncreas e os órgãos genitais de ambos os sexos. Ele descritos e nomeados no duodeno, na extremidade inferior do estômago, e a próstata. Um estudante da doutrina de Hipócrates de medicina , que foi baseado no equilíbrio entre os quatro humores (fluidos corporais) de sangue, fleuma, bile amarela (cólera) e bile negra (melancolia)-Herophilus enfatizou os poderes curativos das drogas, dietética, e ginástica. Ele foi o primeiro a medir o pulso , para o qual ele usou um relógio de água.
Herófilo escreveu pelo menos nove obras, incluindo um comentário sobre Hipócrates, um livro para as parteiras, e tratados sobre anatomia e as causas da morte súbita, todos perdidos na destruição da biblioteca de Alexandria (ad 272).
Nenhum comentário:
Postar um comentário